No dia 20 de outubro, celebramos o Dia da Casta Alicante Bouschet, uma das mais notáveis e emblemáticas castas tintureiras, conhecida por conferir aos vinhos cor intensa, profundidade e estrutura incomparável. Originária de França, esta casta encontrou em Portugal um terroir perfeito para expressar todo o seu potencial.

A Alicante Bouschet é uma das poucas castas tintureiras, ou seja, tem a pele e a polpa da uva vermelhas, o que lhe confere uma cor mais densa e uma capacidade maior de envelhecimento. Os vinhos produzidos com esta casta são conhecidos pela sua robustez, complexidade, aromas de frutos negros, especiarias e, muitas vezes, um toque de chocolate e tabaco.

Alicantes de Portugal: Uma Relação Especial

Em Portugal, a Alicante Bouschet encontrou o seu lar especialmente no Alentejo, onde tem sido usada para produzir alguns dos vinhos mais icónicos e prestigiados do país. A combinação entre o clima quente e os solos da região ajuda a cultivar uvas com maior concentração de aromas e sabores, resultando em vinhos que são verdadeiros clássicos.

Na Herdade do Rocim, nasce um Alicante Bouschet genuíno cuidadosamente pisado a pé em lagar de pedra tradicional e com estágio em balseiros de carvalho francês, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura.

Montaria é uma homenagem ao melhor amigo do homem, o cão. O Montaria é um pastor alemão que vive na Herdade da Candeeira, no Alentejo, e acompanha diariamente a equipa de viticultura, que trabalha para criar vinhos como este Montaria Alicante Bouschet.

A nota de prova do Pousio Alicante Bouschet da Herdade do Monte da Ribeira, na Vidigueira, é uma verdadeira homenagem a esta casta e à terra: “A brisa corre pela planície e os tons quentes pintam uma paisagem profunda e inesquecível. Só esta terra, que nos abraça em cada fim de tarde, poderia dar origem a um vinho de aroma intenso a frutos vermelhos, de cor rubi densa e toque aveludado.”

Mas não é só o Alentejo que nos oferece vinhos monovarietais desta casta.

No Douro, o Vallado Alicante Bouschet, com a colheita de 2021, foi lançado em 2023 e é um vinho guloso e redondo, com excelente volume de boca, final fresco e longo com sabor a frutos pretos.

Na região de Lisboa, a Quinta do Gradil produz um Alicante Bouschet que impressiona pelo caráter taninoso, contrastado pela frescura trazida pela proximidade ao Oceano Atlântico.

Na Península de Setúbal, o Bacalhôa Alicante Bouschet revela a cor muito carregada e profunda característica da casta, com aromas de morango maduro, notas de mentol e especiarias. Na boca, destaca-se pela estrutura, intensidade e vigor, com uma frescura revigorante no longo final.

Uma Casta Versátil e Poderosa

Combinando força e elegância, os vinhos de Alicante Bouschet são perfeitos para acompanhar pratos de carne vermelha, caça e queijos fortes.

Além disso, o seu potencial de guarda faz dela uma escolha ideal para quem deseja armazenar vinhos e apreciá-los ao longo do tempo.

Experimente vinhos de guarda como o Júlio B Bastos 2015 (Alentejo), o Palácio dos Távoras Alicante Bouschet 2017 (Douro), o Quinta da Boa Esperança 2018 (Lisboa), o Mamoré de Borba 2018 (Alentejo) ou o Duas Famílias 2019 (Alentejo).

Nesta data especial, vamos descobrir ou redescobrir esta casta de personalidade única, que tantos vinhos inesquecíveis tem proporcionado.

Explore os nossos vinhos 100% Alicante Bouschet ou blends onde esta casta brilha e celebre o melhor que o mundo do vinho tem a oferecer.

Partilhar: