O Alentejo é o “deserto português”, mas nesta terra onde reinam o clima árido e as longas planícies, onde podemos percorrer quilómetros em comunhão com a natureza sem ver vivalma, reinam também algumas das mais belas e ricas tradições culturais deste país ibérico. Desengane-se também quem acha que neste deserto não existem grandes e belos oásis costeiros onde se pode apenas relaxar ao sol e mergulhar no Atlântico.

Pão

Como muitos dos territórios mais periféricos dentro do nosso país, o Alentejo tem uma história de pobreza que marca a resiliência dos povos e a tradição gastronómica. A tradição do pão Alentejano, considerado por muitos o melhor pão do mundo, vem do mote “fazer o máximo com o pouco que se tem”. Em tempos, demasiado longos por sinal, em que pouco mais havia para comer que farinha e água estes portugueses decidiram ser inventivos e, mesmo comendo pouco, comer bem.

Cante Alentejano

Uma das maiores tradições musicais a par do fado, esta forma de expressão através do canto é mesmo Património Imaterial da UNESCO. A origem desta tradição é, como muitas em Portugal, a alegria perante a adversidade. Os homens ou mulheres, na lavoura, cantavam para afastar o cansaço e o sofrimento do calor. Cantavam também em grupo no regresso a casa e em cerimónias solenes, mostrando assim o impacto e importância desta atividade.

Costa Vicentina

Algumas das mais belas praias deste país de belas praias estão no Alentejo, na Costa Vicentina. Uma rota de gastronomia, natureza e sol, foi durante tempo a mais um segredo escondido e pouco divulgado em Portugal embora seja lar dos maiores tesouros naturais do país.

 

Partilhar: