Para uma boda de casamento memorável, não só para os noivos como para todos os convidados, é muito importante um bom planeamento. Com tanto em que pensar e para decidir, há sempre certos detalhes que podem escapar. Neste artigo, pretendemos ajudar com um deles – a escolha das bebidas – prometendo-lhe que não fará má figura no grande dia!

O nosso foco estará nos vinhos, como não poderia deixar de ser, sendo certo que, quando estiver a planear a sua festa, não deve esquecer de garantir que há muita água, sumos naturais e alguns refrigerantes.

Vamos, então, brindá-la com alguns conselhos – aproveite para tomar um copo de vinho, relaxar, enquanto toma nota de uma ou duas ideias.

Quem são os convidados? São seus familiares e amigos. Conhece-os! Aproveite essa informação. Faça as coisas a seu gosto, claro, mas não se esqueça das preferências dos seus convidados – afinal, a festa também é deles.

  1. Há muitas crianças e idosos, ou há sobretudo jovens até aos 65? Garanta variedade de bebidas suficiente para agradar a todas as idades, desde bebidas sem álcool, a bebidas com menor e com maior teor alcoólico.
  2. Deve servir pouco ou muito? Não deve faltar variedade, qualidade, nem quantidade – em caso de dúvida, é melhor sobrar do que faltar vinho.
  3. A cerimónia será de dia, de noite ou uma grande festa do dia pela noite dentro? Se for de dia, não se esqueça de incluir vinhos brancos leves, tintos suaves, e rosés. Se for de noite, pode arriscar por tintos e brancos mais encorpados.
  4. Será um casamento íntimo, ou uma grande celebração? Há um cálculo padrão útil para ajudar a decidir o número de garrafas necessário: uma garrafa de vinho para cada 2 pessoas, aplicável igualmente à quantidade de espumante, contando já com o necessário para os brindes na altura do bolo de casamento. Relativamente ao tipo, sugerimos 60% de tintos e 40% de brancos.
  5. Espera um dia quente ou frio? Um dia mais quente exige bebidas frescas, como é o caso dos vinhos brancos, espumantes, e rosés. Por sua vez, o frio pede, sobretudo, vinhos mais encorpados. O espumante, bebida de celebração por excelência, será sempre bem-vindo!
  6. Que tipo de comida irá ser servida? Para pratos de carne, o vinho tinto será ideal; para pratos de peixe, marisco e para massas, o melhor acompanhamento será um branco. Para os aperitivos, irá bem um espumante bruto, brancos leves, ou um porto branco tónico. Já para a sobremesa, opte por um moscatel, ou um colheita tardia. Idealmente, deve procurar harmonizar cada prato com o vinho ideal.
  7. Importante também é o vinho estar à temperatura adequada: cerca de 14ºC para tintos leves, 16ºC para tintos encorpados, 8ºC para brancos, rosés e espumantes.
Partilhar: