As bebidas alcoólicas destiladas são presença habitual em momentos de celebração, seja em festas vibrantes, discotecas animadas ou em descontraídos churrascos ao ar livre. Beber com amigos pode ser uma experiência divertida e para muitos relaxante.

 

Mas afinal, sabemos as diferenças entre uma bebida destilada, como o whisky ou o gin, e uma bebida fermentada, como o vinho, o sake  ou a cerveja?

 

Todas as bebidas alcoólicas contêm etanol, um álcool que não é diretamente tóxico para os seres humanos e podem ser classificadas em duas grandes categorias:

Bebidas Fermentadas: obtém-se através da fermentação alcoólica de açúcares presentes em diversos vegetais, como frutas, mel, cereais e até caules. É um processo onde microrganismos, especialmente as leveduras, convertem esses açúcares em etanol.

Bebidas Destiladas: caracterizam-se por um teor alcoólico mais elevado e são produzidas através de um complexo processo de destilação. Este método, que remonta à alquimia antiga, separa essencialmente a bebida por meio de fervura e condensação, aumentando assim o seu teor alcoólico.

 

Quanto às bebidas destiladas, podemos identificar 7 tipos principais:

Vodka: Destilada principalmente a partir de plantas ricas em amido, sendo a batata a base mais comum.

Tequila: Feita a partir de agave fermentado, a tequila tem um sabor um tanto doce, terroso e picante.

Gin: É um destilado de grãos de cereais, zimbro e é normalmente aromatizado com botânicos, como cascas de citrinos ou especiarias.

Rum: Geralmente destilado a partir de algum tipo de açúcar, comumente melaço ou cana-de-açúcar, tem por isso um sabor mais doce do que a maioria dos outros destilados.

Whisky: Destilado a partir de grãos maltados como centeio, milho, trigo ou cevada.

Mezcal: Às vezes considerado um tipo de tequila, o mezcal também é destilado a partir de agave. A diferença principal está no processo de destilação; Enquanto a tequila é feita exclusivamente a partir de agave azul, que é cozido ou vaporizado antes de ser fermentado e destilado, o mezcal é criado defumando corações ou talos de agave, momento em que a planta é esmagada, fermentada e destilada.

Brandy: Quando se destila o sumo de frutas fermentado, o resultado é o brandy. O brandy inclui o conhaque, armagnac, calvados.

 

E porque na Vinha.pt oferecemos mais do que apenas vinhos, criámos uma seleção nova de destilados que irão inspirar a sua criatividade e paladar. Use-os para elaborar cocktails e explore a sua versatilidade e sabor únicos!

 

Está na hora de desvendar os segredos da alquimia dos destilados! Veja-os aqui!

 

Partilhar: